Conheça Jataí

Por Renan Vinicius Aranha. Criada em 28/02/13 20:40. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Saiba mais sobre Jataí

Parque JK - noturno

Com uma população estimada em 88.048 habitantes, Jataí situa-se no sudoeste de Goiás, a 327 km da capital estadual, Goiânia, 535 km da capital federal, Brasília e a 934 km da cidade de São Paulo. Com uma infraestrutura que é considerada a melhor do sudoeste goiano, Jataí apresenta condições ideais para despertar o interesse de investidores.

O agronegócio do município é um dos mais expressivos em nível nacional devido ao uso de tecnologia de ponta. O seu potencial é ampliado a cada ano, sendo detentor da maior produtividade por hectare/ano plantado, da maior produção de milho e o oitavo maior produtor de soja do país. A bovinocultura de corte e leiteira tem no aprimoramento genético sua maior expressão, sem nada dever a outros estados nessa área.

Entretanto, sua maior riqueza só agora começa a ser explorada: o turismo. Seu povo acolhedor, as águas termais e belezas naturais fazem de Jataí uma cidade especial, uma referencia em qualidade de vida, pronta para receber o investidor e o turista e oferecer o que nela há de melhor.

Sua localização estratégica aliada à educação de qualidade, mais de vinte cursos superiores, os quais são de responsabiliade de um câmpus da Universidade Federal de Goiás - UFG, IFG, UEG, além de faculdades particulares e centros profissionalizantes. Jataí possui ainda um comércio dinâmico e uma promissora indústria na área de confecção e de móveis, que são fatores decisivos para o desenvolvimento do município.

Turismo

O município conta com um grande pólo turístico constituído de lagos, cachoeiras, hotéis fazenda, clubes, museus e um complexo de águas termais como o Thermas Park Jatahy e o Resort Bonsucesso.

Agropecuária

O município de Jataí é considerado a capital de grãos de Goiás, tendo sido considerado na safra 2003/2004,2005/2006 maior produtor de milho e sorgo do Brasil e maior de soja de Goiás. É o maior produtor de grãos de Goiás e o quinto do Brasil com 1.164.913 toneladas colhidas em 2007. O município produz 1,08% de toda produção nacional de grãos, por conta destes valores, em Jataí, a produtividade dos agricultores já superou a dos Estados Unidos. Atualmente cinco grandes usinas de álcool instalaram-se na cidade, estabelecendo na região como um dos mais importantes pólos sucroalcooleiro do páis.

Educação

A cidade possui duas unidades federais de ensino superior, a UFG - Universidade Federal de Goiás, que oferece mais de vinte cursos, o IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia (antigo CEFET), que oferece quatro cursos superiores e três tecnólogos e uma unidade estadual de ensino superior a UEG - Universidade Estadual de Goiás que oferece atualmente dois cursos na modalidade de Tecnologia: Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Logística. Também possui quatro centros profissionalizantes, dentre eles o SENAC.

Segurança

A cidade conta com a Regional da Polícia Civil, uma Delegacia da Mulher, um Batalhão da Polícia Militar 15º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, presença atuante da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar e ainda possui uma unidade da Polícia Técnico Científica. Devido a sua excelente localização em nível de país e de continente, por ser cortadas por importantes rodovias e ainda, por estar prestes a se tornar o entrocamento da Ferrovia Leste-Oeste com a Norte-Sul, a cidade já é respeitada como uma das principais rotas logísticas do país. Devido a essa posição privilegiada, a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Jataí é conhecida pelas inúmeras apreensões de carregamento de drogas vindos de outros países como a Bolívia. A cidade também possui uma unidade do Exército Brasileiro, o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Fonte : Prefeitura de Jataí