Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 26/11/14 16:06.

Seja bem-vindo ao Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás!

Prezado(a) calouro, parabéns pela conquista, agora você faz parte da comunidade acadêmica do Câmpus Jataí da UFG, o maior câmpus (fora de sede) entre as Universidades Federais!

A nossa instituição possui 24 cursos de graduação (em todas as áreas do conhecimento), cinco programas de pós-graduação e centenas de projetos de pesquisa e extensão que estão sendo conduzidos em prol da sociedade que nos financia. Estas atividades de ensino, pesquisa e extensão são alicerçadas em fortes bases éticas, morais e acadêmicas e somente são possíveis graças ao empenho incondicional dos nossos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Neste contexto, é fácil perceber, que os estudantes desempenham papel extremamente significativo para o desenvolvimento de todas as referidas atividades. Portanto, a partir de agora, você também será um personagem chave dentro da nossa Universidade. Para subsidiá-lo nesta tarefa, a UFG possui uma grande quantidade de programas de apoio e incentivo aos estudantes, tais como, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (em conjunto com o CNPq), Programa de Bolsas de Extensão e Cultura; entre outros. Adicionalmente, o governo brasileiro está com uma forte política de internacionalização da formação dos estudantes brasileiros, trata-se do Programa Ciências sem Fronteira que concede bolsa a estudantes que desejam estudar no exterior. O Câmpus Jataí possui algumas dezenas de estudantes que estão fora do país, aprimorando a formação acadêmica nas melhores Universidades do mundo. Participando de algum desses programas, você terá uma oportunidade ímpar de enriquecer a sua formação.

Além disso, a UFG possui uma forte política de assistência estudantil que visa permitir a fixação do estudante carente no curso de graduação. Todas essas informações podem ser obtidas de forma detalhada no site do Câmpus Jataí (www.jatai.ufg.br) ou no site que preparamos especialmente para você: www.calouros.jatai.ufg.br. Neste site, você encontrará, além de informações sobre a Universidade, informações sobre a cidade, transporte e moradia.

Prezado calouro(a), aproveite ao máximo o seu período na Universidade. Certamente terá muitos momentos de privação, estudando para as provas e trabalhos, mas também a oportunidade de conquistar amizades verdadeiras e duradouras. Não permita que uma derrota o tire do caminho almejado, nunca desista de lutar e acreditar no seu sonho. Tenha atitudes pautadas nos princípios da ética e da moralidade. Desejamos que, ao completar seu ciclo de formação, exerça a profissão que escolheu com a mais alta proficiência, ética e dedicação à sociedade, em reconhecimento aos benefícios que ela está lhe propiciando.

Prof. Dr. Claudio Andre Barbosa de Lira

Professor Adjunto