Weby shortcut
baixa
Logo UFG
Twitter
Facebook
YouTube

Estrutura Administrativa

Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 09/02/17 17:15.

A administração central da UFG é constituída pela Reitoria e pelos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e de Curadores. É função da Reitoria administrar a Universidade e planejar seu futuro, ouvindo sempre a comunidade (interna e externa) através de seus órgãos representativos e de seus membros. A Reitoria compreende o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Administração e Finanças (PROAD), de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH), de Extensão e Cultura (PROEC) e de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM), e ainda as coordenadorias e assessorias especiais, os órgãos suplementares, as regionais do interior e os órgãos administrativos.

As atribuições básicas das Pró-Reitorias são de ordem administrativa, cabendo a elas assessorar a Reitoria no estabelecimento da política de atuação por meio de atividades correspondentes à sua área específica. Assim, as Pró-Reitorias devem formular os diagnósticos dos problemas da Instituição em sua área, elaborar políticas de atuação e coordenar as atividades dos órgãos responsáveis pela execução dessas políticas. Cabe-lhes ainda assessorar os órgãos colegiados nos processos de deliberação sobre as matérias relacionadas aos seus campos de atuação. As atribuições específicas de cada Pró-Reitoria serão definidas no Regimento da Reitoria, conforme se verifica a seguir:

1. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Site: http://www.prograd.ufg.br
Funções: Coordenar e desenvolver meios adequados para assegurar o alto nível do ensino de graduação e a plena integração da comunidade com a universidade.

Órgãos vinculados à Prograd:

Centro de Seleção (CS)
Site: http://www.cs.ufg.br
O CS tem como função executar o processo seletivo para o ingresso de novos alunos nos cursos da UFG e promover o Concurso Público de Residência Médica para o Hospital das Clínicas-UFG (COREME), bem como outros concursos públicos de outras instituições.

Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA)
Site: http://www.daa.ufg.br
O DAA realiza o controle acadêmico dos alunos que estão cursando a graduação, bem como daqueles que receberam seus diplomas e que, por razões diversas, necessitam de dados e informações sobre o curso que realizaram ou sobre o seu desempenho acadêmico.

 

2. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
Site: http://www.prppg.ufg.br
Funções: Coordenar, apoiar e incentivar as atividades de pesquisa e pósgraduação na universidade.

3. Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD)
Site: http://www.proad.ufg.br
Funções: Fornecer suporte administrativo e financeiro às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFG; coordenar as atividades da UFG relativas ao planejamento e execução do orçamento da Instituição, à aquisição de bens e materiais de consumo, à edificação de prédios e sua manutenção, aos serviços
de transporte, de comunicações e de manutenção de equipamentos, ao controle do patrimônio e à preservação de áreas verdes, parques e jardins.

4. Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH)
Site: http://www.prodirh.ufg.br
Função: Promover o desenvolvimento humano e institucional da UFG por meio da gestão: (a) do planejamento, (b) da avaliação, (c) da informação e (d) dos talentos humanos, dando suporte aos projetos estratégicos da UFG.

5. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Site: http://www.proec.ufg.br
Funções: Coordenar as atividades de extensão e cultura; estimular a criação e a institucionalização de projetos e programas que estabeleçam interações com a sociedade.

6. Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM)
Site: http://www.procom.ufg.br
Funções: coordenar a política de assistência social, integração e bem-estar da comunidade universitária, constituída por professores, servidores técnicoadministrativos e estudantes, por meio do serviço social, dos programas e serviços de saúde e da creche.

Na Regional Jataí existem estruturas administrativas especializadas para atendimento das necessidades da comunidade acadêmica. Tais estruturas foram criadas devido à distância da Regional Jataí das pró-reitorias mencionadas anteriormente (localizadas em Goiânia), conforme se verificar no link

 

Listar Todas Voltar