Weby shortcut
baixa
Logo UFG
Twitter
Facebook
YouTube

Pesquisa

Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 14/01/16 09:46.

A pesquisa na Universidade tem como objeto a geração do conhecimento, em todas as áreas, buscando contribuir com a ciência, a tecnologia e a inovação, tendo a sociedade como fim, no contexto da formação de recursos humanos de excelência e para o bem estar social. Essa atividade também é coordenada pela PRPPG e realizada pela comunidade acadêmica. Atualmente, encontra-se em andamento e cadastrados no SAAP/PRPPG, 65 núcleos de pesquisa além de 2.628 projetos de pesquisa os quais se vinculam a 298 grupos de pesquisa registrados no CNPq e certificados pela instituição.

A atividade de pesquisa na UFG conta com três diferentes Programas apoiados pelo CNPq: 1- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);2- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); e 3- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM). Além do apoio do CNPq, os Programas são também subsidiados pela UFG. Os diferentes Programas são também desenvolvidos sem a participação de bolsas, na forma voluntária, desde que o objetivo é o de despertar no aluno de graduação e do ensino médio a vocação científica e tecnológica com o subsequente desenvolvimento do raciocínio crítico e criativo, de modo a beneficiar sua futura atividade acadêmica e profissional. Atualmente 832 alunos encontram-se vinculados ao Programa de Iniciação Científica, 15 ao Programa de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação e 25 ao Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio.

Outro programa de pesquisa da UFG é o Programa de Bolsa de Licenciatura (PROLICEN), gerido pela PROGRAD. Visa estimular a participação de alunos dos cursos de licenciatura em projetos destinados à melhoria desses cursos e à sua articulação com os ensinos fundamental e médio. Em 2009, foram contemplados 60 projetos nas diferentes áreas de conhecimento, com bolsas custeadas pela UFG.

Pesquisa na Regional Jataí

Os professores da Regional Jataí também se destacam na produção científica com a publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e participação em congressos das mais diversas áreas. Adicionalmente, parcela significativa dos projetos de pesquisa coordenados pelos professores da Regional Jataí conta com apoio financeiro de agências de fomento à pesquisa como o CNPq e FAPEG.

 

Acesse https://copi.jatai.ufg.br/ e tenha mais informações 

Listar Todas Voltar