Bolsas oferecidas ao estudante de graduação

Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 26/11/14 16:02.

1. Bolsa de Monitoria

Objetiva despertar no estudante, com aproveitamento satisfatório, o interesse pela carreira docente e promover a sedimentação de conhecimentos adquiridos mediante sua participação junto aos professores e alunos nas tarefas didáticas.

Para se candidatar à monitoria, o interessado deverá: a) ser aluno de graduação da UFG; b) comprovar ter sido aprovado na disciplina da qual pretende ser monitor com grau igual ou superior a 8,0 (oito); c) não ter sofrido sanção disciplinar. Esta bolsa é coordenada pela CPPD.

2. Bolsa de Iniciação Científica

Visa estimular a participação dos estudantes nas atividades de pesquisa e desenvolver-lhes o raciocínio científico, crítico e criativo, de modo a beneficiar sua futura atividade acadêmica ou profissional. São requisitos para obtenção da bolsa: a) estar regularmente matriculado em disciplinas e cursando, pelo menos, a segunda série do curso; b) ter bom desempenho acadêmico comprovado através de histórico escolar, tendo, no mínimo, média geral 6,0 (seis); ec) poder dedicar-se 20 horas semanais às atividades de pesquisa. A PRPPG é responsável pela referida bolsa.

3. Bolsa de Licenciatura

Objetiva estimular a participação de alunos dos cursos de licenciatura em projetos de iniciação científica, que visem à melhoria desses cursos e à sua articulação com o ensino básico. Esta bolsa está vinculada à PROGRAD.

4. Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID envolve a concessão de bolsas de iniciação à docência, para os estudantes de cursos de licenciatura. Os bolsistas atuam no âmbito das escolas parceiras sob a supervisão de professores das redes públicas e orientação de professores coordenadores da UFG, em suas respectivas áreas de conhecimento. Além de se familiarizar com a realidade escolar, os alunos desenvolvem atividades relacionadas à prática da docência – sem que isso implique em substituição ao professor responsável pela disciplina. A PROGRAD é responsável pelo programa PIBID na UFG.

5. Bolsa de Extensão e Cultura

Objetiva a participação de estudantes de extensão e cultura que visem à interação da Universidade com a sociedade, na busca de melhoria da qualidade de vida da população. Esta bolsa é coordenada pela PROEC.

6. Bolsa de Estágio

Tem por objetivos: contribuir para a formação acadêmica dos estudantes, sendo instrumento de sua permanência na Universidade; fornecer bolsa financeira;e possibilitar aos estudantes bolsistas a oportunidade de vivenciarem a relação teoria/prática na área de sua formação. O critério principal para participação é que o candidato seja aluno de curso de graduação da UFG e que o estágio seja desenvolvido na área de sua formação acadêmica. Esta bolsa está vinculada à PROAD e à PROGRAD.